Isso é Governança Organizacional Pública

Caríssimos

É inacreditável como a maioria dos Gestores Públicos interpretaram a Governança Organizacional Pública – de forma errada, para manter seu STATUS QUO e assim não promover as mudanças necessárias e nem abrir espaço para as partes interessadas participarem do Governo da Instituição, por isso vou explicar agora:

A Governança é complexa e não pode ser entendida de maneira simplista: não existe uma palavra capaz de expressar a sua totalidade; não existe uma única explicação, mas um conjunto de explicações que nos levarão a compreender o que é o sistema de Governança Organizacional Pública – que começa com a compreensão do conceito de Governança Organizacional Pública.

Conceito de Governança Organizacional Pública: é o sistema que, em harmonia com as normas e princípios vigentes e preservando o interesse público-social, assegura às partes interessadas: 1.o governo e o direcionamento estratégico da sua instituição, 2.o monitoramento e controle do desempenho da administração, 3.o gerenciamento dos riscos, 4.a busca e avaliação dos resultados, 5.a garantia de transparência e accountability, e 6.a responsabilização dos agentes com poder de decisão.

Explicação do conceito

Três aspectos são essenciais para a compreensão desse conceito, e para começar a compreender a Governança Organizacional Pública: primeiro: Governança é um sistema e não um modelo; segundo: Governança refere-se ao Governo da instituição; terceiro: Governança assegura, quem faz é a administração e a gestão.

Governança é um sistema e não um modelo: Em órgãos e entidades públicas, a Governança é um sistema e não um modelo; embora sua implementação possa ser modelada; e um sistema é diferente e mais complexo que um modelo.

Governança refere-se ao Governo da instituição: A Governança assegura o “governo estratégico” dos Órgãos e Entidades Públicas; ela não trata apenas de estabelecer requisitos e práticas para o bom funcionamento e controle das organizações. Esse “governo estratégico” também assegura que o interesse público esteja presente, que as partes interessadas tenham voz e vez, que a estrutura, recursos e competências sejam adequados e suficientes, que os serviços atendam às necessidades dos cidadãos, e que os resultados sejam satisfatórios para a maioria das partes interessadas.

Governança assegura, quem faz é a administração e a gestão. Esse item demanda extensas explicações, mas por enquanto guardemos isso: a Governança não faz; ela utiliza a Administração e a Gestão para fazer acontecer.

ESSAS E OUTRAS EXPLICAÇÕES encontram-se no Livro:  Governança Organizacional Pública e Planejamento Estratégico para Órgãos e Entidades Públicas – Editora FOCO, 2021 – que traz também o Primeiro MODELO para implementação do SISTEMA de governança Organizacional Pública.

Ou no curso da JML – IMPLEMENTAÇÃO DA GOVERNANÇA ORGANIZACIONAL PÚBLICA

Forte abraço, fiquem com Deus!

prof. Augustinho Paludo

Loading

Isso é Governança Organizacional Pública

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo